Festa, alegria e muita animação. O ano passou voando e já é quase carnaval de novo! E isso quer dizer que daqui a pouco as escolas de samba paulistanas já vão percorrer novamente o sambódromo do Anhembi e colorir a maior cidade do país. E você, já está no preparado para o espetáculo?
Para não fazer feio e mostrar que sabe tudo de carnaval, confira os sambas enredos que cada uma das 14 escolas do grupo especial vai cantar na avenida.
Mocidade Alegre
A campeã do carnaval de 2012 vai levar para o Anhembi o samba “A Sedução Me Fez Provar, Me Entregar à Tentação… Da Versão Original, Qual Será…”. Em busca do bicampeonato a escola vai passar uma mensagem que fala de poderes das pessoas que desejam ter o poder e, pelo menos um dia, brincar de Deus.
Rosas de Ouro
“Os Condutores da Alegria, Numa Fantástica Viagem aos Reinos da Folia” é o título do samba-enredo desta que é uma das mais tradicionais escolas do carnaval paulistano. A agremiação, que já levou o carnaval paulistano oito vezes, vai tentar mais um título cantando as festas folclóricas e celebrações realizadas em diversos países.
Vai-vai
Uma das mais famosas da cidade, a Vai-Vai apostou no samba-enredo “Sangue da Terra, Videira da Vida: Um brinde de amor em plena avenida – Vinhos Brasil”. A letra aborda a produção nacional de vinho que cresceu nos últimos anos e ganhou seu espaço na mesa brasileira.
Mancha Verde
A escola vai prestar uma homenagem na avenida com o samba “Mario Lago – O Homem do Século XX”, uma reverência ao autor de sambas consagrados como “Ai, que saudades da Amélia” e “Atire a primeira pedra”.
Unidos de Vila Maria
Os componentes da escola vão levar para avenida uma exaltação aos cinquenta anos da migração coreana no Brasil. O samba de nome “Mande in Korea” vai pintar a passarela com as cores verde azul e branco, que representam a escola da zona norte.
Acadêmicos do Tucuruvi
O samba “Mazzaropi: O adorável caipira. 100 anos de alegria!” vai embalar o desfile da escola em 2013. A letra é uma homenagem ao centenário do famoso caipira.
Dragões da Real
Levando para a avenida o samba “Dragão, Guardião Real, mostra seu poder e soberania na Corte do Carnaval”, a jovem escola vai falar de seu próprio símbolo e das lendas que envolvem essa figura mística, parte da tradição de muitos países orientais.
Tom Maior
A oitava colocada do carnaval de 2012 vai desfilar no próximo carnaval o samba-enredo “Parque dos Desejos. O Seu Passaporte Para o Prazer”, contando a história dos preservativos, e ainda com o apoio de uma empresa do segmento.
Gaviões da Fiel
O samba enredo “Ser Fiel é Alma do Negócio” é a aposta da escola para o carnaval 2013, abordando a história da publicidade no Brasil.
X-9 Paulistana
A escola, que ficou em décimo lugar no carnaval de 2012, vai buscar uma posição melhor em 2013 com o samba-enredo “Se pra ter diversidade basta viver com alegria: sorria… pois São Paulo hoje é só harmonia!”, falando da união e da diversidade dos povos na capital paulista.
Império de Casa Verde
A agremiação vai cantar as diversas formas de cura existentes na humanidade, com o samba “Pra todo mal há cura… e quem canta seus males espanta!”.
Águia de Ouro
O premiado sambista João Nogueira será o tema da homenagem que a escola vai prestar na avenida com “Minha missão. O canto do povo. João Nogueira”.
Nenê de Vila Matilde
A campeã do grupo de acesso em 2012 vai tentar a sorte no grupo especial cantando o samba “Da revolta dos búzios a atualidade. Nenê canta a igualdade”. A azul e branca da zona leste vai abordar a Revolta dos Búzios, conhecida como Conjuração Baiana, que buscava a emancipação da colônia e a abolição da escravatura em 1798.
Acadêmicos do Tatuapé
A escola foi a vice-campeã do grupo de acesso e vai apostar em uma homenagem em seu primeiro ano na elite do carnaval paulistano. O samba “Beth Carvalho, a madrinha do samba” dispensa apresentações e vai incendiar a avenida em 2013.