Quando a palavra é tradição, poucos lugares no Brasil têm um carnaval tão tradicional quanto o de Carnaval de Diamantina, cidade a 294 km de Belo Horizonte. E se por lá ele é conhecido como o “maior e mais tradicional carnaval de rua de Minas Gerais” não é à toa.
São cinco dias de muita música e diversão, e só em 2011 foram vinte e cinco mil foliões que escolheram Diamantina como ponto de encontro na época mais alegre do ano para qualquer brasileiro, o Carnaval.
E em Diamantina esse ponto de encontro é o enorme palco montado no Mercado Velho, onde as tradicionais bandas Bartucada e Batcaverna animam os foliões durante todo carnaval. A primeira, há trinta anos fazendo a diversão do público que lota o lugar e tem oportunidade de curtir a noite inteira de muito samba, axé e mais o que vier. De acordo com a própria banda, tudo começa quando a lua sobe no céu e termina com o sol a pino, já que o “samba não pode parar” como diz seu lema.
A outra, Batcaverna, que começou com uma roda de samba em um barzinho e hoje se tornou uma das maiores atrações do carnaval, não só de Diamantina, como de Minas Gerais, tem o orgulho de ainda trazerem muito samba, marchinhas e diversos outros estilos.
Mas não é só isso, o Carnaval de Diamantina ainda conta com seus famosos blocos caricatos, como o das “Fogosas do Sapo Seco” que, com um espírito irônico e crítico levam alegria e diversão para as ladeiras, becos e ruas diamantinenses.
Por tudo isso, quem pensar em carnaval em Minas Gerais, tem a obrigação de saber que o melhor lugar para os foliões é em Diamantina.