Tudo pronto para o Carnaval do Rio de Janeiro 2014. Datas, ordens dos desfiles, temas dos sambas enredos na ponta da língua e a apreensão de participar do maior espetáculo da Terra.
Confira então um guia completo a lista do Desfile das Escolas de Samba, sua ordem de entrada em ainda o que cada uma cantará na Apoteose:
Dia 02, domingo
(horários aproximados)
21h – Império da TijucaCom o tema “Batuk”, a Escola pretende levar para a avenida um pouco de Brasil e África, em uma ligação que passa pelos ritmos dos tambores.
22h05 – Acadêmicos do Grande RioPoética, a Grande Rio surgirá com “Verdes Olhos Sobre o Mar, No Caminho: Maricá”, espécie de homenagem tanto à cidade carioca quanto a ligação de sua principal estrela, a cantora Maysa, dona dos olhos verdes mais conhecidos da música nacional.
23h10 – São ClementeAinda que seja um problema social sério, a Escola celebrará a “Favela” e toda diversidade que surge diante desse problema. Uma homenagem à alegria que surge diante da dificuldade.
00h15 – Estação primeira de Mangueira“A Festança Brasileira Cai no Samba da Mangueira”, uma celebração das festas tradicionais do Brasil, de São João à Réveillon, passando por Parintins, Boi Bumbá, congado e mais um monte de regionais.
01h20 – Acadêmicos do SalgueiroPartindo de uma premissa moderna e ecológica, a Escola chegará com “Gaia, a Vida em Nossas Vidas”, celebrando o meio ambiente e as belezas da natureza.
02h25 – Beija Flor de NilópolisCom o tema pouco sugestivo, a Escola chega com “O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira”, que, na verdade, serve de pretexto para contar a história de um dos mais influentes nomes da TV brasileira, o Boni, e toda sua trajetória.
Dias 03, segunda-feira
(horários aproximados)
21h – Mocidade Independente de Padre MiguelFalecido em 1987, mas responsável por um dos maiores legados do carnaval carioca, em 2014 a Mocidade homenageará o carnavalesco Fernando Pinto em “Pernambucópolis”.
22h05 – União da Ilha do GovernadorVoltando a melhor época da vida, a União da Ilha convidará todos para brincar em “É Brinquedo, é Brincadeira, a Ilha Vai Levantar Poeira”.
23h10 – Unidos de Vila IsabelTentando o bicampeonato, a Vila desbravará o país, seus biomas e o povo que vive em seus entornos em “Retratos de um País Plural”.
00h15 – Imperatriz LeopondinenseA nação rubro negra chega à avenida com “Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz”, contando a história o eterno camisa 10 do flamengo e da seleção, o galinho de quintinha, Zico.
01h20 – PortelaEm uma homenagem ao Rio de Janeiro, a Escola chega com “Um Rio de Mar a Mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, contando um pouco da história da Avenida Rio Branco, que liga os dois lados do mar que banha a capital carioca.
02h25 – Unidos da TijucaSem cair na normalidade e na simples biografia, “Acelera Tijuca!” contará a história da velocidade e ainda de um de seus maiores representantes, o campeão Ayrton Senna.