O Carnaval do Brasil é pura alegria! De Norte a Sul, turistas e a população local se envolvem com festas dos mais variados tipos: dos bloquinhos de rua, passando pelos imensos desfiles de escolas de samba, até as festas mais tradicionais com bonecos e fantasias. Neste texto você vai conhecer mais sobre as festas tradicionais do Brasil comemoradas no Carnaval. Confira conosco!
Galo da Madrugada
O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de carnaval do mundo, com reconhecimento pelo Guinness Book. Fundado em 1978, o bloco começou bastante pequeno, concebido por amigos e familiares reunidos vestidos de almas penadas. Porém, não demorou muito para o Galo da Madrugada cair no gosto popular em Recife, Pernambuco.
Hoje, mais de 2 milhões de pessoas participam anualmente do desfile do Galo da Madrugada pelas ruas da capital pernambucana. O bloco já foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco como patrimônio imaterial do estado.
Depois de 40 anos, a festa que começou pequena agora desfila com mais de 30 trios elétricos, 30 bandas de frevo, 6 carros alegóricos e milhões de foliões que fazem a festa pelas ruas da cidade. É muito charme, cor e história por trás do Galo. Você tem que conhecer.
Bonecos de Olinda
A tradição dos bonecos gigantes existe no carnaval de Pernambuco desde a década de 1930, mas foi se aprimorando ao longo do tempo. Os maiores expoentes dessa tradição hoje desfilam pelo carnaval da cidade de Olinda. Os bonecos gigantes são famosos e já tem presença certa na cobertura televisiva da festa.
Para quem participa da folia, a tradição não poderia ser mais divertida. Os bonecos gigantes de Olinda desfilam junto aos foliões ao som de muito Maracatu, ritmo tradicional pernambucano que embala as festas de carnaval e outros eventos regionais na cidade e no sertão.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.
O Carnaval do Rio
Não se pode falar em Carnaval sem mencionar a Cidade Maravilhosa. O Rio de Janeiro respira Carnaval durante um período que se estende do fim de janeiro ao começo de março. É pura festa. Embora modernos e gigantes, os desfiles das escolas de samba do Rio são uma tradição que movimentam a cidade.
As comunidade abraçam a escola de samba local e, assim, cria-se uma rivalidade parecida com a do futebol. O que importa é que no fim da noite, todo mundo na Marquês de Sapucaí cai no samba. Algumas das escolas cariocas mais tradicionais são a Mangueira, a Portela, o Salgueiro, a Beija-Flor, Mocidade Independente de Padre Miguel, entre outros.
Os blocos do Rio também são uma atração à parte, espalhando-se por toda a cidade, mais concentrados principalmente na Zona Sul e no Centro Histórico da cidade. Entre os blocos mais tradicionais estão o Cordão da Bola Preta, Cacique de Ramos, Banda de Ipanema, Sargento Pimenta, Céu na Terra e o Suvaco do Cristo.
A folia de Salvador
Com três tradicionais circuitos: Osmar, Dodô e Batatinha, e outros um pouco menos frequentados, a capital baiana recebe de braços abertos 2 milhões de pessoas por ano para brincar, pular e curtir o carnaval em mais de 150 blocos e trios elétricos.
A festa hoje é gigantesca, mas tem até hoje raízes da cultura afro e da cultura indígena que ficam evidentes em blocos como os Afoxés, em que se canta o tradicional ritmo Ijexá, além dos blocos Ilê Aiyê e Malê Debalê. Em Salvador o folião também vai encontrar blocos mais ecléticos, porém muito tradicionais, como o Nana Banana, Camaleão e Coruja, nos quais se brinca com abadá.
Preencha seus dados ou entre em contato conosco por WhatsApp.